Subscribe Us





 


Marcinho VP quem é o traficante


 

Marcinho VP quem é o traficante

https://youtu.be/HglpvIu5nWQ

 

Há algumas semanas, Marcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP, enviou, de sua cela no presídio de Bangu I, no Rio de Janeiro, uma carta à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.

No texto, o ex-traficante exige o direito de estudar enquanto estiver sob a tutela do Estado. É a primeira vez que um detento faz um pedido desses na penitenciária de segurança máxima que fica na zona oeste do Rio. "O pedido do Marcio está causando uma mobilização na secretaria", diz Vanda Ferreira, subsecretária de Direitos Humanos e Sistema Penitenciário.

Marcinho VP é um criminoso. Mas está longe de ser um bandido comum. Aos 31 anos, ele surpreende pela inteligência com que se expressa – um discurso caótico mas sempre fascinante, que vai de Sócrates a Darcy Ribeiro num tiro, raspando em Karl Marx e Paulo Coelho.

O alvo é sempre a desigualdade social brasileira, causa da miséria, do crime e da violência no país. Os pais de VP vieram da Paraíba na década de 60 e se instalaram no Chapéu Mangueira, no morro do Leme, Rio. Separaram-se e a mãe, Josefa Amaro, a Dona Nininha, mudou-se para o morro de Santa Marta, onde VP e suas duas irmãs nasceram.

Durante a adolescência, o menino ficava em casa tomando conta delas, enquanto Dona Nininha trabalhava como servente. Era ele quem levava as duas na creche, lavava as roupas, passava e fazia a comida. Marcio não chegou a completar o ensino fundamental.

Sua mãe conta que ele começou a se envolver com o tráfico aos 16 anos. Ganhou a confiança do Comando Vermelho até herdar de Pedro Gilson de Araújo, o "Pedrinho da Prata", o comando do Santa Marta. Marcinho VP [“Viado Puto”, segundo conta, o apelido que ganhou por ser fominha no futebol] é pai de três filhos, um de 15, um de 8 e outro de 6 anos – cada um de uma mãe diferente.

 

#OSCRIMESMAISBÁRBAROS

Postar um comentário

0 Comentários